Mostrando postagens com marcador lagoas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador lagoas. Mostrar todas as postagens

domingo, 23 de setembro de 2012

JERICOACOARA - 3º DIA / PARTE III

Pense rápido: quantas partes tem um dia?
Em Jeri, têm várias...
Voltamos do passeio de Tatajuba e Clarício nos deixou na praia, onde alugamos cadeira e guarda-sol e ficamos curtindo o sol, o mar e uma batidinha de Kiwi!

A "procissão" para ver o pôr do sol começa às 17:00h e parece que a cidade inteira tem um encontro marcado. 
É um verdadeiro ritual, onde cada um sobe às dunas do jeito que quer e escolhe um lugarzinho para sentar e esperar pelo grande astro no finalzinho da tarde.
Bom, não tem como errar o caminho, é só seguir o fluxo...ou se tiver alguma dúvida, é só ler a placa!
Tem que ter fôlego para subir e força para enfrentar o vento carregado de areia, mas o espetáculo compensa! A areia invade absolutamente tudo...quando você entra no banho é que se dá conta que um caminhão de areia veio junto com você! Na foto acima, têm um tipo de transporte utilizado para descer, mas, como diz o ditado: para descer, todo santo ajuda...
No slide abaixo, algumas fotos do espetáculo que tentam capturar a magia deste momento:

E cada um desce ou se joga do jeito que quiser!

Depois de tudo isso, booora tomar banho e com tanta areia, dá para fazer uma esfoliação de primeira! 
Jantar camarão no abacaxi no Dona Amélia e curtir um forró pé de serra é tuuuudo para fechar a última parte do dia com chave de ouro!





domingo, 9 de setembro de 2012

JERICOACOARA - 3º DIA / parte II


De volta para o caminho até Tatajuba, que é uma pequena aldeia de pescadores que foi encoberta pelas dunas. Dá para ver as ruínas e coqueiros pela metade da altura. Mas, Tatajuba foi reconstruída e se transformou na Nova Tatajuba!








Na minha opinião, o mais legal deste passeio é o próprio caminho, cheio de paisagens incríveis, que parecem que foram pintadas à mão com uma pitada de aventura...
 Atravessamos o rio Guriú em embarcações bemmm rústicas...dá até a impressão que o brinquedo vai quebrar!
 Ao chegarmos no topo de uma duna, Clairton parou para tirarmos fotos e perguntou se alguém gostaria de descer de esqui bunda, recusamos a oferta, mas, confesso que achei que existia outro caminho. Quando percebi que aquele era o único, olhei para o Clairton e acho que por algum motivo, expressei “um certo pânico” e aí ele disse: “Confie em mim”.
Fazer o que? Confiei, sentei no carro e gritei muiiito!
 Lagoa da Torta, finalmente! Pois, depois de tanta aventura estava “verde” para ir ao banheiro!
 Definitivamente, nesta lagoa não dá para ver a francesinha do pé, aliás, não dá para ver nada, pois, a água é turva e não é bonita como as outras.
Fui com prazer aliviar a tensão e perguntei onde era o banheiro, o garçom apontou e disse: "é só seguir reto..." aí, tive o imenso desprazer em conhecer o que nomeei de "casinha do diabo", pois, não tenho coragem de chamar aquilo de banheiro e acredito que muita gente não tem coragem nem de entrar na tal casinha...e aí não dá para saber se a água é tão limpa assim...
Para esquecer de vez este episódio e poupá-los dos detalhes sórdidos... só mesmo uma cerveja bem gelada, um baião de dois e as paisagens da volta!


 






E o dia ainda não acabou...

domingo, 2 de setembro de 2012

Jericoacoara - 3º dia

Mais um passeio com o super Clairton e o casal paulistano. Só que desta vez, o destino foi Tatajuba e a lagoa da Torta.
Andar de buggy pela areia da praia, com os cabelos ao vento é uma sensação única de liberdade, ainda mais para quem está acostumada com trânsito e paisagens de prédios e casas por todos os lados...
Fiquei bastante impressionada com a imensidão de água salgada. É um litoral infinito e rico de lindas praias. Virou APA (área de proteção ambiental) em 1984 e é tudo preservado, sendo proibido construir ou poluir nesta área, por isso, são quilômetros e quilômetros de praias limpas, lindas e desertas.
A primeira parada foi para ver o cavalo marinho. É um passeio opcional e o guia leva de barco (sem motor) um grupo por um braço de mar que se transformou em mangue, parece mesmo um rio, com águas calmas.








Valeu super a pena fazer, pois, foi uma verdadeira aventura encontrar o tal cavalo marinho!
No barco estavam o nosso casal companheiro de passeios, um casal de Fortaleza e uma moça que estavam em outro buggy e foi o suficiente para tocarmos uma "zona" no barco!  Estávamos tão ávidos para ver o cavalinho que vimos caranguejos, cobra e outros bichos, menos o dito cujo! Já tínhamos desistido de encontrá-lo, quando, no último minuto do 2º tempo, o barqueiro sinalizou ter visto: foi tanta emoção que quase viramos o barco!
Ele não só sinalizou como pegou dois cavalos marinhos: um normal e outro grávido de mais ou menos seiscentos filhotes. Ah, e sabem quem fica grávido? O macho!
A aventura ainda não terminou...no próximo post tem mais!


sábado, 1 de setembro de 2012

JERICOACOARA - 2º DIA/ parte II

Depois do relax total na lagoa azul, fomos para a próxima, que pode vir quente que estávamos fervendo...ohh, solzão arretado, sô! Protetor solar é bom e necessário no corpo todo, até na orelha, que esqueci de passar e ficou roxa de tão vermelha!
Lagoa do paraíso, que o próprio nome diz tudo: é o paraíso! A água continua a mesma, pois, faz parte da mesma lagoa, só que ficam separadas em lados opostos. Desta vez, ficamos na mesa dentro da água e pedimos camarão, que estava DIVINO!
Aqui permanecemos por 3 horas e por mim ficava ancorada "A" de eterno neste mundo particular sem poluição, sem barulho, sem stress...só no vidão!
À noite, o Clairton nos convidou para jantar lagosta e peixe feitos por ele mesmo, junto com outros clientes "VIPS", no bar da Nega... chegamos à conclusão que além de excelente motorista e guia, é um cozinheiro de mão cheia!
O lugar é bem simples, mas, tínhamos excelentes companhias, boa comida e cerveja gelada...alguém precisa de mais alguma coisa?
Os outros convidados fizeram passeio com ele no dia anterior e era um casal "tudo de bom" de Minas e dois amigos super legais de Roma. O papo foi super interessante: rolou inglês, italiano, espanhol e português! 
Barrigão lotado foi para cama descansar, pois, a aventura continua...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

JERICOACOARA - 2º dia

A própria Regiane, gerente da pousada CasAlice, deu a dica super valiosa para dividirmos o passeio de buggy para as lagoas (azul e paraíso) com um casal paulista super legal, que já havia reservado, e aí, fica mais barato...
Começo da aventura
Saímos às 9:00h rumo às lagoas com o super Clairton (bugueiro da associação). Percebi que a escolha do bugueiro é 50% do passeio, pois, com o Clairton ficou tudo mais interessante, o cara é boa gente demais! Por isso, indico e faço propaganda!
O legal em Jeri é que o sol é de rachar, mas o vento é de levar embora! Por isso, aí vai um recado para quem tem cabeleira: não economize no creme, senão, periga o pente não entrar no cabelo nunca mais!
A primeira parada foi na árvore da preguiça e o próprio nome já diz tudo, pois, ela é deitada (pela força da água) e se transforma numa cena bem curiosa...
Durante o percurso, cenas de tirar o fôlego...Nesta praia, os pescadores estavam chegando carregados!









A 2ª parada é na lagoa azul e o próprio nome diz tudo: ela é azul! Clairton nos deu uma hora para aproveitarmos o local. 
O buggy fica no estacionamento e a gente atravessa a lagoa em uma canoa que leva 5 minutos para chegar no ponto de apoio - é como eles chamam os quiosques e instalações para usufruirmos aquela imensidão de águas claras. 
Como disse um morador da vila, o Fred do restaurante Dona Amélia, dá para ver a francesinha do pé!
Fiquei parada alguns instantes em frente aquela água toda, simplesmente extasiada...é uma lagoa formada somente pela água da chuva. E que chuva? Os nativos disseram que este ano não choveu e aí você pensa: como essa água pode ser tão limpa? A resposta é: o vento. Ela chega a ter umas ondinhas que fazem com que a água se movimente o tempo todo.
Não é o piscinão de ramos, é natureza pura para a contemplação de simples mortais...
Como não estava dirigindo e nem trabalhando, boooora tomar cerveja! Bom, mas cerveja sem petisco, não dá! Pedimos uma isca de peixe que ficou devendo e muito para uma verdadeira isca de peixe, então, bebemos e não comemos, mas, mergulhei até e fiquei relax na rede dentro da piscina, ops, lagoa!
No próximo post tem mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...